sexta-feira, 31 de agosto de 2012


 Ensino Fundamental em Nove Anos

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou o documento que trata da duração do Ensino Fundamental e ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos (Indicação CEE 52/2005 – CEB), conforme Lei Federal nº 11.114 de 16/05/2005.
Ampliar o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, na prática, significa transformar o último ano da Educação Infantil, em ano inicial do Ensino Fundamental. Assim, o Pré passará a denominar-se 1º ano do Ensino Fundamental.
Esta mudança de nomenclatura não tem como objetivo interferir no conteúdo programático da série, ou seja, o 1º ano (nova nomenclatura) manterá o trabalho pedagógico até então desenvolvido na escola, garantindo por indicação do próprio CEE, a identidade pedagógica da Educação Infantil.
Terá direito à matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental os concluintes do Pré (do curso de Educação Infantil), ou seja, crianças com seis anos completos ou a completar até 31/12/2008.
As crianças que ingressaram no Ensino Fundamental com sete anos em 2006, e a turma de ingressantes nos anos anteriores (independente da idade de ingresso), deverão cumprir os planos curriculares do ensino fundamental de oito anos.
Assim, os alunos entrarão no ensino fundamental aos 6 anos e concluirão aos 14 anos, exceto se houver reprovações ou desistência no percurso.
Abaixo, tabela explicativa com as adequações, reafirmando mais uma vez que não haverá prejuízo algum aos alunos, no que tange a seqüência dos conteúdos programáticos, conforme determina a indicação CEE 52/2005 – CEB
Extraído de Nomeclatura 
Correspondência entre a antiga e a nova nomenclatura
Ensino Fundamental 
de 8 séries
Correspondência
Idade / Ano / Série
Ensino Fundamental 
de 9 anos em 2006
Pré-escola
06 anos
1º ano
1ª série
07 anos
2º ano
2ª série
08 anos
3º ano
3ª série
09 anos
4º ano
4ª série
10 anos
5º ano
Segunda Fase do Ensino Fundamental de 9 anos 
(composta por 4 anos)
5ª série
11 anos
6º ano
6ª série
12 anos
7º ano
7ª série
13 anos
8º ano
8ª série
14 anos
9º ano

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Prof. Egidio Trambaiolli Neto: O poder de um livro

Acesse o Blog do Prof. Egidio Trambaiolli Neto: O poder de um livro: 


O poder de um livro

É impressionante o poder de um livro! Isso sim é Criança Esperança!
Observem o comentário de um leitor de 10 anos de idade, descrito em um e-mail encaminhado para mim por uma professora. Ela fez as correções ortográficas, mas priorizou garantir a fluência usada pela criança.
"Caros professor Allison e desenhista Adriano
Meu nome é Daniel Silva, tenho 10 anos de idade e li o livro O Noitário de Robinho, eu gostei muito da história e dos desenhos que são muito bonitos.
Meu irmão, o Danilo, também gostou muito do livro, ele tem 5 anos e é bem parecido com o Robinho. Todo dia de noite eu leio a história para ele, que ainda está aprendendo a ler. Ele também é pequeno e aqui em casa a gente tem muito medo que ele se machuque, porque ele tem um negócio nos joelhos que faz ele usar duas muletas para andar. Minha mãe sempre dá bronca no Danilo, quando ele tenta correr com as muletas, porque ele nem consegue andar direito, por isso ele sempre cai e se machuca. Outro dia ele falou que ele queria ser como o passarinho do livro e ter coragem para ir para todos os lados. Eu falei pra ele que a mãe não ida deixar, que nem a mãe do tico-tico do livro. Por isso, eu estou ajudando ele a andar todo dia um pouco mais. Ontem ele ficou em pé na minha frente, sem as muletas, ele nunca tinha feito isso antes. Depois, ele me falou que logo ia poder jogar fora as muletas e brincar de pega-pega comigo, porque ele era insistente como o Robinho e o passarinho do livro.
Daniel Silva"
O Noitário de Robinho - Allison Santos - Ilustrações: Adriano Vidal - Editora Uirapuru: www.editorauirapuru.com.br

Parabéns, Allison! Seu livro está contribuindo para que as pessoas tenham autoconfiança e acreditem em um amanhã melhor!

Abraços 
Cris Chabes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

.:| Revista Profissão Mestre |:.


Olá Pessoal, esse blog foi criado com o objetivo de divulgar e integrar toda a equipe de professores do Inhaúma, que faz com amor e competência um excelente trabalho junto a nossos alunos.

Por isso, nosso trabalho aqui divulgado e particularmente no meu blog foi também referência na revista Profissão Mestre no mês de julho, confiram reportagem na integra em  Prô Cris Chabes.

Aqui só um pedacinho do divulgado na revista
Abraços
Cris Chabes